14.12.09

>> maría montoya martinez.

María montoya martinez foi uma extraordinária ceramista. Ela e seu marido julian trabalhavam juntos. Ela nasceu em 1881 em ildefonso pueblo no estado de novo méxico nos estados unidos.
Na primeira vez que mudei para floripa, logo que cheguei a ilha, fiz um curso de cerâmica açoriana na ufsc. Era bem bacana, a turma aprendeu a mesma técnica que os primeiros açorianos que chegaram a ilha utilizaram. Não usávamos nada químico ou equipamentos elétricos, e também faziamos as nossas próprias ferramentas. A cerâmica é uma das mais antigas artes e um modo de aplicar a criatividade a peças usadas no dia a dia. Servir um café ao amigo em uma xícara feita por você, com a beleza de uma peça nunca sair igual a outra e ter pequenas imperfeições, é muito bom.
p.s.: na mesa em que trabalho tenho uma dessas ferramentas que fiz com a professora kátia, fica ao lado do laptop. É um quartzo verde lapidado preso a um bastão de madeira com barro. Não tem uma pessoa que não chegue ali e diga: que isso???? que legal! eu as vezes digo que é um objeto xamânico [mentira, tem nadinha de poderes ocultos ali], as vezes falo a verdade, que é uma ferramenta para polir cerâmica.






Nenhum comentário: