28.4.09

>> if you feel it, you feel it!

O vídeo abaixo é uma cena de um filme em que três pessoas têm uma conversa legal sobre arte. Acredito que seja por aí. Sem medo de observar, pensar, analisar, rir ou achar que está falando besteira. Acho muito pessoal como cada pessoa vê ou sente uma obra, não acredito em regras aqui. Existe o pensamento do artista, mas depois de finalizada, não é mais dele e sim de quem a vê. A vivência de cada um é o que vai guiar, sendo assim não existe certo ou errado. De alguma maneira a arte proposta irá causar uma reação, pode ser de agrado, repulsa e muitas vezes indiferença.

Duas das definições de arte que encontrei no novo dicionário aurélio da língua portuguesa:

"arte1 [Do lat. arte.]S. f.
1. Capacidade que tem o ser humano de pôr em prática uma idéia, valendo-se da faculdade de dominar a matéria: A arte de usar o fogo surgiu nos primórdios da civilização.
2. A utilização de tal capacidade, com vistas a um resultado que pode ser obtido por meios diferentes: a arte da medicina; a arte da caça; a arte militar; a arte de cozinhar; Liceu de Artes e Ofícios.
3. Atividade que supõe a criação de sensações ou de estados de espírito de caráter estético, carregados de vivência pessoal e profunda, podendo suscitar em outrem o desejo de prolongamento ou renovação: uma obra de arte; as artes visuais; arte religiosa; arte popular; a arte da poesia; a arte musical.
4. A capacidade criadora do artista de expressar ou transmitir tais sensações ou sentimentos."


filme shadows de john cassavetes

Nenhum comentário: