22.2.09

>> John Fahey ∆ 1939-2001 ∆ Blind Joe Death

Conheci a música e o talento incrivel do John Fahey alguns meses atras. Fui comprar um cd bacanudo para dar de presente de aniversário para meu pai - mais eu queria encontrar algo que fosse novo para nós dois, que me fizesse feliz e desorientada. Dá pra entender? Meu pai estava comigo e ficamos muito, muito tempo fazendo uma das melhores qualidades que herdei dele, escutando música boa. ∆ Meu, quando entro naquelas salinhas especiais - no caso foi da Livraria Cultura - que tem os cds, LPs, dvds de blues, jazz, doo wop, bossa nova, country e tal, esqueço de tudo e fico totalmente encantada e abobada, lá dentro pra mim é atemporal - eu acho simplesmente divino e sedating. ∆ Bom, aí conversando com o cara bacana que trabalha lá na salinha, ele me indicou o Fahey e colocou para eu escutar para ver se eu curtia - e o que eu procurava aconteceu. Levei o cd do John Fahey para meu pai e nós dois levamos mais uns cds e dvds. Meu, visitar essas salinhas só é possível/permitido 1 vez por semestre.

...∆


John Fahey conseguiu extrair de si e criar sua própria música no violão de corda de aço, misturando com beleza e audacia o clássico e o moderno. Ele usava como inspiração o blues, as raízes norte-americanas, a pureza indígena, os sons brasileiros (como a viola), o abstrato, primitivo e cru. Sempre tentando o original, o não comodismo. Criou seu próprio selo e gravadora adiantando o que já esperava das gravadoras do mercado, a falta de interesse por tal estilo de sua música. Ele compartilhava com o Bob Dylan a antipatia de ser chamado de músico folk.

∆...

Esses dias por coincidência me surpreendi com o post da Euforiquessa falando sobre o novo álbum de 2009 do Sonic Youth - o qual tem na capa uma pintura do John Fahey. Ela me contou que essa pintura faz parte de uma coleção rara e pessoal do músico. Li que por volta de 1998 ele voltou a pintar, arte que deixou de lado quando aos 13 anos ficou encantado e começou a tocar violão. Nos anos 90, John se afastou e passou a criar e explorar ainda mais o primitivismo dos sons, respirando, vivendo e desenvolvendo sons, composições, músicas - não tinha interesse em saber o que estava rolando musicalmente por aí. Só depois descobriu que existia uma 'cena' underground se formando que compartilhava de seus anseios. Assim John Fahey e o Sonic Youth se encontraram. Paaaaaaaa, sterling!

...∆


Me encanta muito a cara dele de mau humor.

Paaaaaa, 3 músicas bacanudas do mother fuckin' Fahey para escutar: Poor Boy Long Ways from Home, Take A Look At That Baby e Sunflower River Blues.

∆ Abajo videos geniais do genious.



Nenhum comentário: